sábado, 23 de setembro de 2017

10 sinais de que deve fazer um rebranding




A gestão da marca de uma empresa, ou seja, o branding, é fundamental para a mesma. Esta não se esgota num logotipo ou num slogan, nem num único momento na vida de uma empresa. Algumas situações positivas e negativas exigem que uma marca se reinvente - o rebranding.


O que é rebranding?
O Rebranding consiste em reinventar a marca e a sua forma de comunicar com o público. Dependendo da necessidade, pode ser apenas alterar o logotipo, cores, fontes ou mudar um slogan. Mas também pode ser a transformação de toda uma cultura, com a transmissão de novos princípios e a transformação dos demais aspectos que compõem a identidade de uma empresa. Fazer rebranding é executar um trabalho estratégico, que visa a fortalecer ainda mais a marca.

Entre ocorrências positivas e negativas, existem situações que exigem um trabalho de rebranding. Apresentamos-lhe 10 sinais de que a sua marca precisa de um rebranding:


1. Mudança de público-alvo ou aumento de sua abrangência
Não é comum que uma organização mude completamente o seu público-alvo, mas pode ocorrer. Assim, se o perfil do seu cliente mudou, as suas escolhas de design devem ser feitas especificamente para apelar ao seu público-alvo. Uma marca eficaz é aquela criada especificamente para um público-alvo; isso é o que torna uma marca relevante.

2. Crescimento da empresa
A expansão significa mais funcionários, mais clientes e aumento da quota de mercado. E, ainda, possíveis novas unidades físicas, produtos ou serviços e até um novo modelo operacional e de gestão. Daí que se torna necessário fazer rebranding para, internamente, ter visão, missão e valores adequados ao novo momento da organização.

3. Mudanças na gestão
A gestão de uma empresa passa pelo planeamento estratégico, pelas decisões que toma e pela forma como direciona, avalia e delega setores e operações. Portanto, quando um novo sócio é admitido, por exemplo, pode ser o momento de reinventar a marca. O papel do rebranding é transmitir essa reinvenção interna e externamente.

4. Concorrência
Quando uma marca não transmite o seu potencial e as suas virtudes corretamente, ou não se comunica como deveria, dá espaço a más interpretações e ainda mais espaço para os seus concorrentes.

5. Necessidade de atualização do design
Se o logotipo ou toda a identidade visual do seu negócio precisam ser modernizados, é hora de investir em rebranding. As tendências de design mudam rapidamente e, no espaço de uma década ou duas, as fontes, cores e formas que pareciam frescas na época podem ser ridicularizadas na era moderna como restos nostálgicos.

6. Discrepância entre a marca e a imagem da empresa
É possível que o nome da marca, o seu logotipo ou slogan não passem a mensagem correta em relação à sua marca, ou deixarem dúvidas em relação ao que ela faz. Neste caso, o rebranding é fundamental para que a marca seja a personificação da organização em todas as suas virtudes e conforme a sua cultura.

7. Internacionalização
Se estiver a pensar em entrar no mercado internacional, será necessário renovar completamente o seu posicionamento de marca. Isso pode incluir até mesmo o nome, caso ele esteja associado a coisas negativas ou indesejadas em determinado país. Assim, fazer um rebranding é imprescindível para garantir uma boa visibilidade da empresa e, consequentemente, uma internacionalização de sucesso.


8. A sua marca evoluiu
Uma marca acaba por evoluir ao longo dos anos, expandindo-se em diferentes mercados ou vendendo produtos diferentes. Se o que a sua marca oferece já não corresponde à forma como gostaria que fosse reconhecida, poderá ser a hora de repensar o seu branding.


9. Revitalização da marca
É normal que, com o passar do tempo, a imagem de uma marca fique desgastada. Seja para modernizar a imagem ou para continuar a representar os seus produtos e serviços, uma empresa deve fazer rebranding para se renovar e se revitalizar no mercado.


10. Má reputação
Existem situações em que a imagem da empresa está vinculada a uma má reputação. Esse é um sinal de rebranding urgente. Se bem feito, pode ajudar a atenuar as associações negativas ou até mesmo eliminá-las permanentemente.


Se se identifica com alguns destes pontos e acha que fazer o redesign do seu branding é o passo certo para a sua empresa, fale connosco! Ajudamos empresas de todos os tamanhos a construir marcas imparáveis.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

20 dicas para melhorar o marketing no Facebook



Atualmente o Facebook acumula mais de 1 bilião de utilizadores ativos. É, portanto, uma das redes sociais mais utilizadas do momento. De acordo com as estatísticas, os utilizadores gastam mais de 700 biliões de minutos nesta plataforma por mês. Assim, é essencial que as empresas explorem maneiras de interagir com os seus clientes, já que o potencial da rede é imenso e a sua marca estará exposta por muito tempo para milhares de pessoas.


Criar a página da sua empresa é apenas a primeira etapa. Estimular uma presença no Facebook que gere benefícios para o seu negócio requere algum trabalho. Por isso, reunimos 20 estratégias a seguir para ajudar a levar o seu marketing no Facebook a um novo patamar:

1 - Defina objetivos da sua presença na rede
Assim como qualquer veículo é necessário definir o que se pretende do Facebook. Defina metas e desenvolva uma estratégia para ser visto.
2 - Crie tabs personalizadas
Quando cria uma página de Facebook para sua empresa esta contém várias tabs, para além do mural para fazer publicações e comentários. Ao criar tabs personalizadas é possível atrair mais audiência para o seu perfil.
3 - Seja ativo
Defina também uma estratégia clara sobre a regularidade das suas publicações. Não publique demasiado no início para depois deixar o espaço abandonado por meses. Ao ignorar a sua página mostra que não se importa com aquela rede.
5 - Use os anúncios no Facebook
Os anúncios pagos na rede é uma ótima forma de ser visto. O Facebook permite que os anunciantes possam escolher o grupo, idade e até mesmo o país a que a publicidade será destinada. Para além de especificar os interesses também pode definir o preço que deseja pagar pela campanha.
6 - Incentive as pessoas a registarem-se
Incentive a sua audiência a registar-se na sua base de dados através de sorteios ou concursos. Esta é uma forma fácil de manter relações com pessoas que se interessam pelo que a sua marca oferece.
7 - Envie atualizações
O Facebook permite que envie aos seus seguidores alguma atualização que considere importante. Ao enviar conteúdo de qualidade fidelizará esses clientes. Mas tenha cuidado e envie apenas quando o assunto realmente for do interesse do público.
8 - Mantenha o diálogo
Responda a todos os comentários que deixam no seu mural, bem como a todas as mensagens. Isto é o mínimo que pode fazer por quem se interessa pela sua empresa.
9 - Use a página como uma plataforma de conteúdo
Utilize a página do Facebook para partilhar as suas publicações do blog. Uma vez partilhado no Facebook é muito mais fácil ser partilhado por outras pessoas.
11 - Crie coisas exclusivas
Crie uma promoção ou dê alguma vantagem exclusiva para quem gostar da sua página, por exemplo.
12 - Integração
Assim como qualquer ação de marketing, a criação da página no Facebook não deve ser uma ação isolada. Procure sempre integrar o website, Facebook e outras redes sociais para ter uma campanha mais eficiente.


13 - Faça perguntas
As marcas devem fazer um esforço e envolverem-se com o seu público. Fazer perguntas é uma ótima maneira de iniciar um diálogo interessante e eficaz.


14 - Aproveite depoimentos e feedback
Peça aos seus clientes para contarem histórias de sucesso no seu mural e obtenha feedback sobre produtos novos.


15 - Ofereça variedade
Torne a sua página de Facebook  mais dinâmica oferecendo variedade, ou seja, faça uma combinação de vídeos, fotos, perguntas, informações, etc.


16 - Faça solicitações
Incentive ao envolvimento do seu público pedindo-lhe para expressar opiniões sobre um tópico, partilhar o conteúdo que gostam, etc.


17 - Resolva a negatividade com habilidade
Aborde os comentários negativos com compreensão e sinceridade. A transparência e escuta ativa são fundamentais para neutralizar os efeitos do feedback negativo.


18 - Seja consistente
Nada pior para um grupo ou página de Facebook do que conteúdo estagnado. É fundamental envolver as pessoas com frequência, nem que seja apenas publicar uma nova mensagem a cada semana.


19 - Promova a sua página fora da Internet
Comunique de alguma forma a sua página de Facebook fora da web, quer seja no seu escritório físico ou em merchandising.


20. Analise o envolvimento
Recorra à ferramenta gratuita Facebook Insights para obter dados concretos sobre a sua página de Facebook. É possível analisar a interação da sua página na rede, ver qual o conteúdo de maior interesse para o público, e o que não está a funcionar.


Se precisa de ajuda para gerir com eficácia esta e outras redes sociais entre em contacto connosco!

terça-feira, 15 de agosto de 2017

SEO: um guia para iniciantes



Os motores de pesquisa são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de utilizadores da internet. A sua importância comercial torna-se evidente - aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa. Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente nas suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio onde os potenciais clientes recorrem à internet para procurar os seus fornecedores ou prestadores de serviços.

A respeito desta questão, já deve ter ouvido falar com certeza do SEO. E o que é o SEO? De que forma está relacionado com os motores de pesquisa como o Google?

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em português, este termo pode ser traduzido como otimização de sites para os mecanismos de pesquisa, como o Yahoo, o Bing e o Google. É, portanto, um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de pesquisa, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

Mas, como funciona? Ao escrever um texto e publicá-lo no seu blog deve utilizar um termo (palavra-chave) que represente aquilo que os seus potenciais clientes procuram. Desta forma, sempre que o leitor fizer uma pesquisa com essa mesma palavra, encontrará o seu blog com mais facilidade. No entanto, para que as publicações apareçam entre os primeiros resultados, o blog deve ganhar a confiança dos motores de pesquisa, como também do público-alvo.

Para isto é necessário conhecer os principais fatores do ranking e investir em estratégias de SEO. Assim, para garantir a efetividade dessas estratégias, é preciso:
  • Conteúdo de qualidade;
  • Uso correto de palavras-chave;
  • Links internos para outros artigos do blog;
  • Links externos para o blog;
  • Arquitetura e desenvolvimento adequados do blog.

Como funciona o ranking no Google?

É relativamente fácil perceber como os motores de pesquisa funcionam: eles têm pequenos robots que circulam pela internet, avaliando cada publicação e verificando se estas condizem com as diretrizes determinadas. Estes robots são conhecidos como crawlers.
O Google tem mais de 200 fatores para garantir que um site está otimizado, e os principais são:
  • Palavra-chave no título, subtítulo e ao longo do texto;
  • Título da publicação começar com palavra-chave;
  • Extensão e atualização de conteúdos;
  • Quantidade de publicações no blog;
  • Links externos e internos.

Quando está a escrever um conteúdo, deve ter em atenção em encontrar um equilíbrio entre as técnicas de SEO e oferecer um conteúdo de interesse tanto para os leitores como para os motores de pesquisa. Veja quais os cuidados que deve ter para garantir que o seu blog esteja qualificado para pessoas e motores de pesquisa:

Conteúdo para público-alvo

  • Tamanho: Não existe um tamanho ideal para uma publicação, no entanto, textos mais longos, de 1000 palavras, por exemplo, podem atingir um melhor ranking do que um texto de 500.

  • Escaneabilidade: Um texto é considerado escaneável quando permite que o leitor passe os olhos por ele e consiga identificar quais são os tópicos que serão abordados.

  • Relevância: Planeie as publicações do seu blog e produza conteúdos que sejam relevantes e do interesse do seu potencial cliente.

  • Diferenciação: Diversificar as publicações é um ponto a favor. Vídeos, infográficos, imagens e podcasts são óptimas possibilidades de entreter, educar e fidelizar o seu público.

  • Rapidez: se o seu blog demora para carregar a página, certamente o utilizador abandonará e procurará por outro blog que fale sobre o mesmo conteúdo e que proporcione uma experiência melhor.

Conteúdo para motores de pesquisa

  • Uso adequado de palavras-chave: Ao longo do texto, é ideal que a palavra-chave apareça pelo menos 3 vezes: uma no primeiro parágrafo, num dos subtítulos e no último parágrafo.

  • Hyperlinks: Os links internos e externos são muito importantes para o seu blog. Enquanto que os links externos mostram que está atento a sites e blogs de qualidade, os links internos contribuem para manter um visitante por mais tempo no seu blog e melhorar o ranking.

  • Blog responsivo: Atualmente o smartphone é o principal meio de acesso à internet Assim, é ainda mais importante que o seu blog seja responsivo, ou seja, consiga adaptar-se a diferentes dispositivos.

  • Design da página: Para tornar a experiência do utilizador mais agradável, tenha cuidado com o tamanho e a fonte adotada e não exagere na quantidade de informações disponíveis.

Estratégias de SEO para iniciantes

  • Meta description: Cada publicação deve ter uma meta description. Ela aparece nos resultados de pesquisa e apresenta um resumo do que vai ser apresentado no conteúdo. Evite escrever mais do que 160 caracteres, não se esqueça de usar a palavra-chave e a torne interessante para o leitor.

  • Alt Tag nas imagens: O Alt Tag é uma descrição das imagens do seu blog, de no máximo 8 palavras (de preferência com a palavra-chave entre elas). O Alt Tag é importante caso a sua página não abra adequadamente, permitindo que o utilizador tenha noção do que está presente nas imagens.

  • Título da página: O título da sua página, também conhecido como Title Tag, deve seguir algumas regras:
  • Ser a única área formatada em H1;
  • Ter no máximo 55 caracteres;
  • Conter palavra-chave.

  • URL amigável: A URL do seu blog deve ser amigável e optimizada. O ideal é que tenha no máximo 5 palavras e, dentre elas, a palavra-chave. Isto não só facilita o trabalho dos motores de pesquisa, como a torna mais atrativa e segura para os utilizadores.

Agora que já sabe o quão importante é o SEO para o sucesso da sua empresa, invista nesta estratégia e fale com profissionais especializados.


segunda-feira, 31 de julho de 2017

Como aumentar o número de seguidores no Instagram (Parte III)




Confira as últimas sugestões de como aumentar o seu número de seguidores no Instagram, a rede social mais utilizada do momento.

23 - Escolha um bom nome de utilizador e uma ótima foto de perfil.
Estes dois elementos são fundamentais no momento de criar uma conta. Certifique-se de que o nome de utilizador e a foto do perfil sejam relevantes para passar aos seus seguidores uma boa noção sobre o que esperar de da sua página.


24 - Siga amigos.
Para aumentar o número de seguidores também precisa de seguir amigos e pessoas interessantes. Nas suas configurações de utilizador, clique em “Encontrar Pessoas para Seguir”. Aqui, você pode adicionar amigos da sua página de Facebook e dos seus contactos de telemóvel. De seguida, clique em “Amigos Sugeridos”. Escolha os conteúdos que lhe atraiam.


25 - Sincronize a sua conta do Instagram com a de outras redes sociais.
É uma boa ideia sincronizar a sua conta do Instagram com o maior número de redes sociais possível. Isto significa que as suas fotos publicadas no Instagram também aparecerão noutras contas, o que aumentará o público das suas imagens e aumentará o seu potencial de reunir novos seguidores.


26 - Utilize tags relevantes e populares.
Outra forma importante de fazer com que as suas fotos serem notadas é utilizar algumas das tags mais relevantes e populares.


27 - Utilize a aplicação TagsForLikes.
O TagsForLikes é uma aplicação que acelera o processo de colocar tags e maximiza o número de likes nas suas publicações.


28 - Marque o cliente nas fotografias.
Marque o seu cliente na publicação  Assim, além do cliente quase que “obrigatoriamente” passa a seguir a marca, as suas hipóteses dele partilhar a foto no seu perfil pessoal também aumentam.


29 - Envie teasers.
Enviar teasers é outra estratégia que gera grande envolvimento. Se está a trabalhar nalgum produto ou projeto, aproveite para tirar uma fotografia e falar um pouco sobre ele. Isso cria uma maior ansiedade dentro da sua audiência.


30 - Utilize o vídeo.
O vídeo é uma das armas mais eficazes do Instagram. Pode criar vídeos para contar uma história, falar sobre o seu produto, deixar um testemunho de um cliente, dar dicas sobre a sua área, entre outras coisas.


31 - Organize as suas publicações com o Instamizer.
A organização das suas publicações é fundamental para saber o que publicar e quando publicar. A melhor app para fazer isso é o Instamizer, uma aplicação com a funcionalidade de agendar publicações e de utilizar múltiplas contas ao mesmo tempo.


32 - Republique conteúdo interessante.
Publicar novamente conteúdos é uma estratégia interessante. No Instagram, pode fazê-lo através da aplicação Repost.


33 - Crie imagens incríveis com o Over.
A qualidade do seu conteúdo é o primeiro fator que vai ajudá-lo a conseguir seguidores. Para fazer isso existem muitas aplicações, como por exemplo a Over. Esta aplicação fornece imagens incríveis.


34 - Não compre seguidores no Instagram!
A nossa última sugestão é…não compre seguidores! Não interessa à marca ter seguidores que não estão interessados em comprar.


Ver também:





terça-feira, 25 de julho de 2017

10 razões porque deve usar video marketing




O vídeo irá reivindicar mais de 80% de todo o tráfego da web até 2019, este é, portanto, a maior novidade do marketing digital e não é muito difícil entender o porquê. Este formato oferece algumas vantagens em comparação com outras formas de exposição de conteúdo. Isto porque reúne todos os componentes de comunicação que chamam a atenção do utilizador: palavras, imagens e sons. Saiba porque deve usar conteúdos de vídeo na estratégia de marketing digital da sua empresa:


1 - O vídeo pode melhorar o SEO do seu site.
Os vídeos têm vindo a ganhar impacto direto nos resultados da pesquisa. O Google tem ajustado constantemente o seu algoritmo para dar aos seus utilizadores uma experiência significativa durante a pesquisa. Assim, os resultados nas pesquisas agora destacam os vídeos entre os principais resultados. 65% dos decisores visitam um site depois de ver um vídeo da marca.


2 - Fácil para a vista e para o cérebro.
O vídeo facilita o processamento de informações num mundo com sobrecarga. É muito mais fácil para o cérebro processar conteúdo audiovisual no meio de um mar de texto.


3 - Vídeo pode ser viral.
As pessoas estão mais propensas a compartilhar e re-compartilhar vídeo do que outras formas de conteúdo. Estima-se que 92% das pessoas que consomem vídeos compartilhem com outras pessoas.


4 - O vídeo promove o reconhecimento da marca.
De acordo com a HubSpot, 80% das pessoas lembram-se de vídeos a que assistiram no último mês. Um dos maiores pontos fortes do marketing de vídeo é que é altamente visual e auditivo, o que significa que é mais fácil para muitos utilizadores lembrarem-se do que de conteúdo baseado em texto.


5 - O vídeo ajusta-se a qualquer dispositivo.
O conteúdo do vídeo é adequado para consumo em todos os dispositivos, desde computadores até telemóveis e tablets. Isto amplia claramente o alcance do vídeo.


6 - O vídeo pode ajudar a reforçar a mensagem da marca.
Desde recursos simples como o design e branding até aos recursos mais avançados como voz e conteúdo, o marketing de vídeo é a ferramenta ideal para fortalecer a identidade d marca e garantir que os clientes sabem o que representa a marca.


7 - O vídeo aumenta as conversões e vendas.
Adicionar um vídeo de produto na sua landing page pode aumentar as conversões em 80%. O vídeo também pode levar diretamente às vendas. Estudos mostram que 74% dos utilizadores que assistiram a um vídeo explicativo sobre um produto posteriormente o compraram.


8 - Vídeo mostra um ROI excelente.
76% das empresas afirmam que o vídeo fornece um bom retorno sobre o investimento. Mesmo que a produção de vídeo ainda não seja a tarefa mais fácil nem mais barata, vale a pena investir. Para além disso, as ferramentas de edição de vídeo online estão a melhorar constantemente e a tornar-se mais acessíveis.


9 - O vídeo constrói a confiança.
A confiança é a base das conversões e das vendas. Todo o conceito de marketing de conteúdo é baseado na confiança e na criação de relacionamentos de longo prazo. Os vídeos promocionais, por exemplo, podem promover a confiança. Alguns consumidores ainda estão céticos quanto à compra de produtos e serviços na internet. Mas os vídeos de marketing criam uma sensação de abordagem individual, e é por isso que 57% dos consumidores dizem que os vídeos lhes proporcionam mais confiança para comprar on-line.


10 - O vídeo  encoraja as partilhas nas redes sociais.
As pessoas compartilham emoções, não factos. 76% dos utilizadores dizem que compartilhariam um vídeo de marca com os seus amigos se este for divertido. As emoções não são exatamente ROI, mas as ações nas redes sociais podem aumentar o tráfego para o seu site.



Se ainda não está convencido, apresentamos-lhe mais algumas estatísticas. De acordo com a Hubspot:
  • Adicionar um vídeo aos e-mails de marketing pode aumentar as taxas de cliques em 200-300%;
  • A incorporação de vídeos nas landing pages pode aumentar as taxas de conversão em 80%;
  • 90% dos clientes relatam que os vídeos de produtos os ajudam a tomar decisões de compra;
  • Segundo o YouTube, o consumo de vídeo nos telemóveis cresce em 100% a cada ano;
  • 64% dos clientes são mais propensos a comprar um produto on-line depois de assistir a um vídeo sobre isso;
  • 87% das marcas on-line utilizam conteúdo de vídeo nas suas estratégias de marketing digital;
  • Um terço do tempo que as pessoas passam online é dedicado a assistir a vídeos;
  • Os anúncios de vídeo representam mais de 35% de todas as despesas publicitárias on-line.


Melhore a estratégia de marketing digital da sua empresa e fale com especialistas que o podem ajudar nesta acção.