A gestão da marca de uma empresa, ou seja, o branding, é fundamental para a mesma. Esta não se esgota num logotipo ou num slogan, nem num único momento na vida de uma empresa. Algumas situações positivas e negativas exigem que uma marca se reinvente - o rebranding.
O que é rebranding?
O Rebranding consiste em reinventar a marca e a sua forma de comunicar com o público. Dependendo da necessidade, pode ser apenas alterar o logotipo, cores, fontes ou mudar um slogan. Mas também pode ser a transformação de toda uma cultura, com a transmissão de novos princípios e a transformação dos demais aspectos que compõem a identidade de uma empresa. Fazer rebranding é executar um trabalho estratégico, que visa a fortalecer ainda mais a marca.
Entre ocorrências positivas e negativas, existem situações que exigem um trabalho de rebranding. Apresentamos-lhe 10 sinais de que a sua marca precisa de um rebranding:
1. Mudança de público-alvo ou aumento de sua abrangência
Não é comum que uma organização mude completamente o seu público-alvo, mas pode ocorrer. Assim, se o perfil do seu cliente mudou, as suas escolhas de design devem ser feitas especificamente para apelar ao seu público-alvo. Uma marca eficaz é aquela criada especificamente para um público-alvo; isso é o que torna uma marca relevante.
O que é rebranding?
O Rebranding consiste em reinventar a marca e a sua forma de comunicar com o público. Dependendo da necessidade, pode ser apenas alterar o logotipo, cores, fontes ou mudar um slogan. Mas também pode ser a transformação de toda uma cultura, com a transmissão de novos princípios e a transformação dos demais aspectos que compõem a identidade de uma empresa. Fazer rebranding é executar um trabalho estratégico, que visa a fortalecer ainda mais a marca.
Entre ocorrências positivas e negativas, existem situações que exigem um trabalho de rebranding. Apresentamos-lhe 10 sinais de que a sua marca precisa de um rebranding:
1. Mudança de público-alvo ou aumento de sua abrangência
Não é comum que uma organização mude completamente o seu público-alvo, mas pode ocorrer. Assim, se o perfil do seu cliente mudou, as suas escolhas de design devem ser feitas especificamente para apelar ao seu público-alvo. Uma marca eficaz é aquela criada especificamente para um público-alvo; isso é o que torna uma marca relevante.
2. Crescimento da empresa
A expansão significa mais funcionários, mais clientes e aumento da quota de mercado. E, ainda, possíveis novas unidades físicas, produtos ou serviços e até um novo modelo operacional e de gestão. Daí que se torna necessário fazer rebranding para, internamente, ter visão, missão e valores adequados ao novo momento da organização.
3. Mudanças na gestão
A gestão de uma empresa passa pelo planeamento estratégico, pelas decisões que toma e pela forma como direciona, avalia e delega setores e operações. Portanto, quando um novo sócio é admitido, por exemplo, pode ser o momento de reinventar a marca. O papel do rebranding é transmitir essa reinvenção interna e externamente.
4. Concorrência
Quando uma marca não transmite o seu potencial e as suas virtudes corretamente, ou não se comunica como deveria, dá espaço a más interpretações e ainda mais espaço para os seus concorrentes.
5. Necessidade de atualização do design
Se o logotipo ou toda a identidade visual do seu negócio precisam ser modernizados, é hora de investir em rebranding. As tendências de design mudam rapidamente e, no espaço de uma década ou duas, as fontes, cores e formas que pareciam frescas na época podem ser ridicularizadas na era moderna como restos nostálgicos.
6. Discrepância entre a marca e a imagem da empresa
É possível que o nome da marca, o seu logotipo ou slogan não passem a mensagem correta em relação à sua marca, ou deixarem dúvidas em relação ao que ela faz. Neste caso, o rebranding é fundamental para que a marca seja a personificação da organização em todas as suas virtudes e conforme a sua cultura.
7. Internacionalização
Se estiver a pensar em entrar no mercado internacional, será necessário renovar completamente o seu posicionamento de marca. Isso pode incluir até mesmo o nome, caso ele esteja associado a coisas negativas ou indesejadas em determinado país. Assim, fazer um rebranding é imprescindível para garantir uma boa visibilidade da empresa e, consequentemente, uma internacionalização de sucesso.
8. A sua marca evoluiu
Uma marca acaba por evoluir ao longo dos anos, expandindo-se em diferentes mercados ou vendendo produtos diferentes. Se o que a sua marca oferece já não corresponde à forma como gostaria que fosse reconhecida, poderá ser a hora de repensar o seu branding.
9. Revitalização da marca
É normal que, com o passar do tempo, a imagem de uma marca fique desgastada. Seja para modernizar a imagem ou para continuar a representar os seus produtos e serviços, uma empresa deve fazer rebranding para se renovar e se revitalizar no mercado.
10. Má reputação
Existem situações em que a imagem da empresa está vinculada a uma má reputação. Esse é um sinal de rebranding urgente. Se bem feito, pode ajudar a atenuar as associações negativas ou até mesmo eliminá-las permanentemente.
Se se identifica com alguns destes pontos e acha que fazer o redesign do seu branding é o passo certo para a sua empresa, fale connosco! Ajudamos empresas de todos os tamanhos a construir marcas imparáveis.